Click sobre o nosso Whatsapp para enviar mensagem ou sobre o nosso telefone para efetuar a ligação

Ergonomia e produtividade no escritório

Home  /  Produtividade no escritório  /  Ergonomia e produtividade no escritório

Na Inter Offices, nos preocupamos com a qualidade dos nossos móveis e também com a produtividade e saúde de sua equipe, por isso perguntamos, você sabe a importância da ergonomia?!Ergonomia é o termo que descreve as técnicas e métodos usados para proporcionar o máximo de conforto, bem-estar e segurança no local de trabalho. Para isso, são analisados fatores como iluminação, móveis e equipamentos utilizados. Fazer do escritório um local ergonômico é um investimento que reflete positivamente na produtividade.

Isso acontece porque usar os conceitos desta ciência, que busca preservar a saúde do colaborador, faz com que a qualidade de vida no escritório aumente. Funcionários felizes rendem mais! Confira a seguir de que maneira a ergonomia gera mais produtividade nas empresas:

Ergonomia e produtividade

Ambiente menos estressante

Ao controlar a iluminação ideal, o tamanho certo da mesa de tarefas e outros elementos utilizados cotidianamente pelo colaborador, a ergonomia ajuda a criar o ambiente de trabalho adequado. Este é um fator que contribui para que o escritório seja um espaço mais tranquilo e propício para que as atividades diárias sejam executadas com rapidez, conforto e sem estresse. Sem as preocupações ocupando a mente, é mais fácil chegar a soluções eficientes e resolver pequenos problemas rapidamente.

Menores riscos de afastamento do trabalho

A ergonomia apresenta algumas regras que visam garantir a segurança do trabalhador. Seguindo os princípios desta ciência, a visão, a coluna e as articulações dos colaboradores são preservadas. Isso significa que diminuem os casos de afastamento do trabalho motivados por doenças osteomusculares, por exemplo. A ergonomia avalia quais são os fatores de risco que podem resultar em danos à saúde e busca soluções que ajudem a deixar o ambiente de trabalho mais sadio. Quando diminuem as ausências e licenças médicas, a produtividade no escritório aumenta consideravelmente.

Móveis adequados para melhorar o rendimento

Outro elemento importante considerado pela ergonomia são os móveis utilizados no ambiente empresarial. A altura da mesa, por exemplo, deve ser adequada para que o colaborador trabalhe com conforto e espaço suficiente. Esse é um exemplo especialmente importante para quem passa longas horas da semana sentado. Nesses casos, a cadeira é outro item que merece atenção. Uma boa cadeira ergonômica evita dores na coluna e no pescoço. Para isso, ela deve oferecer opções de regulagem que permitam deixar o móvel na posição ideal. Sem dores frequentes, o rendimento aumenta, assim como a qualidade do serviço produzido.

Aumento do bem-estar

A correta iluminação, a ausência de barulhos que atrapalhem a concentração e o uso de equipamentos adequados são elementos que influenciam na qualidade de vida. Um ambiente ergonômico também é um espaço mais confortável. Além disso, eliminando os fatores prejudiciais à saúde, como uma cadeira inadequada, a ergonomia garante locais mais sadios: o lugar ideal para que o trabalhador desempenhe suas atividades com precisão, atenção e qualidade.

Avalie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *