Click sobre o nosso Whatsapp para enviar mensagem ou sobre o nosso telefone para efetuar a ligação

O que é Ergonomia?

Home  /  Dicas para escritório  /  O que é Ergonomia?

Quando pensamos em móveis para escritório ou mesmo para o nosso lar, devemos pensar também em ergonomia, pois além de preservar a nossa saúde ela aumenta a nossa produtividade e sensação de bem estar, contribuindo inclusive para uma boa noite de sono. Você já tinha pensado nisso? Não?! Então conheça um pouco mais sobre o assunto e se precisar, conte com nossa equipe especializada para avaliar e sugerir melhorias ao seu ambiente de trabalho.

A palavra Ergonomia deriva do grego Ergon [trabalho] e nomos [normas, regras, leis].  “A Ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaço de trabalho. Seu objetivo é elaborar, mediante a contribuição de diversas disciplinas científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar numa melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e de vida.” (Congresso Internacional de Ergonomia, 1969).

ergonomia

A ergonomia vem auxiliando no aumento da produtividade das empresas e também na qualidade dos produtos oferecidos ao mercado, influenciando diretamente na qualidade de vida dos trabalhadores, quando a mesma é aplicada com a finalidade de melhorar as condições ambientais. Os Ergonomistas contribuem para o planejamento do projeto e a na avaliação das tarefas, seus respectivos postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas tornando-os compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos usuários.

Onde está a ergonomia?

Quando o tema é “Ergonomia para Cadeiras de Escritório“, fala-se em projetar uma cadeira que entenda o ser humano em todas os seus aspectos, com o objetivo de atender as necessidades individuais de cada um de seus usuários.

ergonomia cadeira escritório

Para traduzir esta individualidade, pensa-se em produtos que contribuam para o conforto através de uma variedade de características, considerando todos os ajustes que podem ser inseridos em um projeto de cadeiras.  Pois estes ajustes traduzem de forma mais clara a preocupação com O SEU CONFORTO, partindo do principio que não somos iguais, possuímos tamanhos e necessidades diferentes.

Conscientização Ergonômica:

Recomenda-se a postura neutra, pois ela estará mais próxima à fisiologia do corpo humano, neste sentido é importante avaliar as características da sua cadeira.

BASE DA SUA CADEIRA:

Estabilidade fundamentada em cinco pés: rodízios que possibilitem a movimentação e a estabilidade necessária para suportar a carga do seu corpo;

  • Assento com regulagem de altura: para atender a diferentes alturas;
  • Superfície de Revestimento do assento: Plana para facilitar a circulação;
  • Borda Frontal do Assento: arredondada para facilitar a circulação;

 

posição da coluna ao sentar na cadeira

APOIOS:

Encosto: perfil do encosto fundamentado nas curvaturas da coluna vertebral, com possibilidade de regulagem de altura e profundidade a fim de apoiar e respeitar a coluna vertebral de cada usuário. A regulagem da altura do encosto também permite proporcionar maior liberdade de movimentos adequando-se integralmente a postura.

  •  Apoio para Braços: eles auxiliam na função de sustentação com objetivo de aliviar a tensão sobre ombros e coluna cervical, deve-se observar sua utilização para funções onde há liberdade e espaço para movimentação.
  • A cadeira deve ser regulada a fim de que os pés estejam apoiados no chão, caso isto não seja possível deve-se utilizar o apoio para os pés.

ergonomia altura correta do monitor

 

ORIENTAÇÕES GERAIS:

  • Evite cruzar as pernas quando estiver sentado;
  • Alterne sua postura;
  • Realize pequenas pausas e alongamentos direcionados por profissionais capacitados durante sua jornada de trabalho;
  • Mantenha seus objetos dentro da área de alcance;
  • Verifique se não há nenhum objeto que possa atrapalhar sua aproximação junto ao seu posto de trabalho;
  • Considere aspectos ergonômicos em seu ambiente de trabalho incluindo mesa, iluminação, ventilação, posição e área de alcance dos objetos.
  • Procure orientações caso tenha alguma dúvida sobre a funcionalidade do produto. Faz-se necessário saber se é adequado a função que você realiza.
  • Verifique se o produto está certificado e atende as normas dispostas na ABNT:NBR 13962:2006 (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e a NR 17 ( Norma Regulamentadora 17).
  • O certificado deve ser emitido por OCP (Organismos de Certificação de Produtos) acreditado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia) e a Análise Ergonômica de Produto deve ser realizada por ergonomista certificado.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o assunto, compartilhe com aqueles que podem se beneficiar com esta informação ou se preferir, comente abaixo como aplica a ergonomia ao seu escritório ou ainda entre em contato com nossa equipe de especialistas através do telefone: 11 5534-5522 ou Whatsapp: 11 99969-5522 para esclarecer suas dúvidas!

Avalie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *